Origem do Jogo - Xadrez Para Todos

XADREZ para TODOS.com.br
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Origem do Jogo

Esporte
Origem do jogo de Xadrez.


Chaturanga certamente é uma das variantes mais antigas, se não a mais antiga, do jogo de xadrez. Estima-se que surgiu na Índia no século 7 antes de Cristo.

Chaturanga é uma palavra composta por dois termos, chatur que significa "quatro" e anga que significa "membro" e tem o significado de "quadripartido".
          PUBLICIDADE           

O xadrez é um jogo de tabuleiro muito antigo, a origem na Índia é a mais aceita, com o nome de chaturanga, sem data determinada, sabendo-se apenas que foi antes de Cristo.

O chaturanga era jogado por quatro adversários, cada um com oito peças: um rajá, um elefante, um cavalo, um navio e quatro infantes. Eles correspondiam respectivamente às peças que conhecemos hoje: rei, bispo, cavalo, torre e peões.

A partida era jogada com dados. Com o passar do tempo, os dados foram tirados, diminuindo a quantidade de jogadores para dois, que se posicionaram de frente um para o outro, tendo suas peças unificadas para cada jogador.

O xadrez é um jogo de raciocínio, onde não existe sorte, realizado por duas pessoas que se enfrentam diante de um tabuleiro.

O objetivo do jogo é capturar o rei adversário. Muitas vezes é realizado com o sacrifício de várias peças, porém, há ocasiões em que os ataques não conseguem penetrar em defesas fortes, então se deve mudar de tática.

A estratégia é um ponto forte no jogo. Devem-se desenvolver lentamente e com habilidades as jogadas, diminuindo determinados pontos inimigos, casas e peças, para permitir a organização do ataque final.

A prática do xadrez leva seus jogadores a obterem benefícios importantes, pois, sendo um jogo de raciocínio, o seu desenvolvimento lógico e racional faz aumentar a capacidade mental. Com este aumento por meio de exercício mental, leva automaticamente a saúde mental.

O xadrez é lazer; saúde; esporte; ciência; arte; social; educação e cultura.
O xadrez é igual a toda arte e toda ciência, só se desenvolve com a prática e com o estudo.

Importante: Recomendamos que assista o vídeo a seguir (tempo de 30m29s).


VIDA EM MINIATURA (28-fev-2011)
vídeo-documentário sobre xadrez
Licença padrão do YouTube
Música "Valzer in Mi minore: Vivace" por Evgeny Bilyar (Google Play • iTunes)

Documentário apresenta as várias facetas e significados do jogo de xadrez para diferentes pessoas que fazem uso dele. Mostra a história da invenção do jogo, as regras básicas e diversas histórias e implicações do xadrez com a vida. Foi produzido em 2005 como um trabalho de conclusão do curso de Jornalismo de Tiago A. dos Santos, da Rádio Xadrez. Reprodução autorizada sem fins comerciais, desde que citada a fonte. Mais informações em http://migre.me/3ZdbF.
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal